Post by Joxe » Tue Sep 07, 2010 2:19 am

Oi pessoal,

Estou usando o OC v.1.4.7 há já alguns meses e tem corrido bem, apesar de um ou outro probleminha que às vezes vai surgindo.

Bom, está aí a v.1.4.9 acabada de sair e eu gostava muito de fazer o upgrade pois já deixei passar a v.1.4.8b.

Porém, estou com algumas dúvidas:

O que acontece aos mods que a gente colocou (por ex. facebook, etc), permanecem?; e o que acontece aos ficheiros modificados? Vão se perder essas modificações?

Como tenho pouca experiência em BD e em PHP, gostaria muito que alguém fizesse um tutorial (em vídeo) explicando como se faz o upgrade pois tenho receio de fazer asneira :-[

Fico a aguardar respostas.
Abraços! ;)

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by maxno » Tue Sep 07, 2010 3:26 am

95% dos modulo no site do 1.47 nao vai funcionar no 1.49, pois a estrutura do 1.47 eh diferente do 1.48,1.48b e 1.49

sugiro que vc faça um upgrad de comparação

assim
tenha seu site 1.47 numa pasta
e istala o 1.49 em outra pasta
ai vai pegando as parte que vc modificou e colocando no novo

mais nao copiando o arquivo, e sim pegando a parte do codigo que vc modificuou e colocando no novo

New member

Post by Joxe » Tue Sep 07, 2010 5:19 am

maxno wrote:95% dos modulo no site do 1.47 nao vai funcionar no 1.49, pois a estrutura do 1.47 eh diferente do 1.48,1.48b e 1.49

sugiro que vc faça um upgrad de comparação

assim
tenha seu site 1.47 numa pasta
e istala o 1.49 em outra pasta
ai vai pegando as parte que vc modificou e colocando no novo

mais nao copiando o arquivo, e sim pegando a parte do codigo que vc modificuou e colocando no novo
Maxno, agradeço a sua resposta.

Eu só tenho 2 módulos acrescentados à posteriori (HTML e Redes sociais) e penso que este modulos têm ou deverão ter brevemente versões para 1.4.9. A questão dos módulos é a que menos me preocupa.

Ao longo do tempo fui editando alguns ficheiros php, consoante as necessidades e relembrá-los a todos agora é quase impossível.

Não sei se eu entendi bem a sua sugestão de instalar numa pasta e noutra...

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by rochester » Fri Sep 17, 2010 3:48 am

Eu também vou passar por isso quando for fazer minha migração..

A verdade é q essas alterações direto no php vão ser um problema..

Estava pensando em fazer uma lista dos arquivos que alterei utilizando algum programa comparador de arquivos, mas é bem provavel q eu tenha alterado quase todos os controlers e boa parte dos arquivos de tema.

O que pensei em fazer é ver o que alterou (em funcionalidades) e tentar incorporar apenas os arquivos alterados na minha versão.. criando uma "versão 1.4.7/9"..

Claro que algumas alterações globais (como a geração de token) vão me dar trabalho, mas o melhor é não tentar seguir mais 100% do open cart, vai ser um retrabalho monstruoso pra mim.

[]'s

--
Rochester Oliveira

Active Member

Post by Joxe » Tue Sep 21, 2010 1:59 am

Estava cá pensando:
É possível fazer uma instalação de raiz do 1.4.9 salvando apenas os clientes e produtos da versão 1.4.7? A ideia era fazer uma 'clean installation' mas preservando os dados importantes como clientes e produtos.

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by rochester » Tue Sep 21, 2010 2:11 am

Acredito que seja possível sim, de uma olhada no changelog, mas acho que na parte de bd deve ter mudado pouco / nada.

Mas pra mim não serve, não posso perder as modificações q fiz..

[]'s

--
Rochester Oliveira

Active Member

Post by Joxe » Wed Sep 22, 2010 1:22 am

humm...tou vendo.

Eu tambem fiz algumas alterações mas acredito que consigo voltar a fazê-las depois de instalar.
As minhas alterações foram do tipo: receber notificação quando se regista 1 novo user, Código postal obrigatório, e uma ou outra ainda que não me lembro agora... ;)

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by rochester » Wed Sep 22, 2010 2:08 am

Será que teria outra forma de desenvolver essas modificações?

Porque como módulo, a maioria não ia funcionar...

Estou desenvolvendo em wordpress e a forma como os plugins funcionam nele é incrível, eu simplesmente não toco no core da aplicação, já no open cart somos obrigados a fazer um "frankstein" (:

Acho que seria até uma sugestão pro Daniel, mas o cara é tão bravo, que eu nem me arrisco a falar com ele hehe

[]'s

--
Rochester Oliveira

Active Member

Post by Joxe » Wed Sep 22, 2010 2:24 am

rochester wrote:Será que teria outra forma de desenvolver essas modificações?

Porque como módulo, a maioria não ia funcionar...

Estou desenvolvendo em wordpress e a forma como os plugins funcionam nele é incrível, eu simplesmente não toco no core da aplicação, já no open cart somos obrigados a fazer um "frankstein" (:

Acho que seria até uma sugestão pro Daniel, mas o cara é tão bravo, que eu nem me arrisco a falar com ele hehe

[]'s
Eu tb sempre achei o OC pouco user-friendly no que toca a modificações (algumas até muito simples) e já tive oportunidade de lhe dizer.
Quanto ao Daniel ser 'bravo' é normal...defende a 'menina' dele ;D

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by Joxe » Thu May 26, 2011 1:31 am

jonasmudo wrote:muito bacana este tutorial, gostei!
Pois, não há nenhum voluntário ::)

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member

Post by Joxe » Mon Aug 15, 2011 7:06 pm

Caros amigos,

Estou de volta com a questão do upgrade para uma nova versão do OC.
A minha loja ainda usa a versão 1.4.7 e, apesar de estar a funcionar corretamente, sinto que deveria fazer o upgrade para a última versão do OC.

Como não tenho muita experiência em PHP e Bases de Dados, tenho algum receio em fazer isso sozinho :-\
O ponto que mais me preocupa é salvar os seguintes dados: clientes, encomendas e produtos para depois poder utilizá-los na nova versão.

Ao longo do tempo fiz algumas alterações em alguns arquivos, como por exemplo definir o campo do código postal como obrigatório, receber uma notificação de nova encomenda, etc. (se calhar essas modificações já estão disponíveis de raiz na nova versão do OC e nem terei de voltar a fazê-las).

Tenho a vantagem de nessa loja usar o tema default, o que me pode poupar a mais dificuldades.

E vocês o que acham das dificuldades que o OC pode dar para fazer o upgrade (sobretudo se tiverem feito alterações necessárias nos vossos arquivos)?
Ainda por cima o OC apresenta novas versões (algumas só com mudanças mínimas) com grande frequência! :-\

Alguém mais entendido está disposto em fazer um tutorial para fazer o upgrade em segurança? Estou certo que toda a comunidade lhe ficará grato! :)

Deixo aqui o link do único vídeo recente que descobri no YOUTUBE. Embora seja uma ajuda, ele não foca a parte de salvar os clientes, produtos, encomendas, etc.

v. 1.4.9.6 & v. 2.0.2.0

Active Member