Post by ledufe » Fri Jun 18, 2010 12:31 pm

Projeto - Criar Modulos para o OpenCart usando/importando/portando modulos do Joomla

Primeiro uma breve descrição de quem sou eu e o que faço, pra terminar no que pretendo...
me chamo LeDuFe e junto com um amigo estamos tentando entender/aprender java e php e seus
usos com outros complementos, como banco de dados entre outros...
Trabalho como administrador de redes na carteira, mas gosto de pensar que sou um provedor
de soluções, ja fiz inúmeras coisas, como por exemplo usar algum "engine" em php para a
empresa pra quebrar o galho de alguma coisa, ja alterei fontes de asp, aspx, php 4 e 5,
css, html, ja desenvolvi coisas pequenas em c# pra aprender programaçao e agora estou
tentando nao só alterar, mas criar algo, e decidi ou optei por php para o meu aprendizado
e como me faltam ideias de coisas pra criar/usar num ambiente real resolvi começar por
coisas pequenas, dai ao inves de fazer um website de testes, pensei em pequenas
aplicaçoes, mas como é necessarío algum propósito, pensei no joomla que é um engine com
quem ja trabalhei antes e no opencart, e pensei nessa coisa de criar algum modulo para o
opencart que fosse, 1 - útil, 2 - agregasse alguma funcionalidade no opencart, e que
pudesse ser útil pra meus clientes e para o grupo daqui...

são inúmeros módulos que eu gostaria de trazer para o opencart, mas como não entendo PHP
a fundo e estou engatinhando no opencart decidi começar com o módulo
"Joomulus"(http://extensions.joomla.org/extensions ... louds/6493 e
http://joomlabear.com/Joomulus/) que ja é um port de um widget/plugin do wordpress
chamado WP Cumulus(http://www.roytanck.com/), daí eu juntando os pauzinhos desenvolvi uma
tela para o admin do opencart para configurar o modulo e outra para fazer o módulo
"aparecer" na frente de loja (claro!)...

o funcionamento e o código são compativeis com a versao 1.4.7 do opencart e nao foram
testados em versões anteriores

ao conhecer o WP Cumulus e observar seu funcionamento percebi que ele pode ser
configurado para funcionar de forma automática e dinãmica ou burra. Como assim?

Dinâmica e Automática:
automaticamente pega todas as postagens recentes do wordpress e lista as tags na cloud,
mas só funciona de forma tão brilhante porque o blog gera um RSS-Feed automaticamente, o
que pra quem nao sabe o que é, é um arquivo XML contendo a formataçao apropriada xml para
as postagens

Burra:
ele le as tags que ele precisa diretamente de dentro do javascript que chama o SWF
e ao analizar o modulo do joomla, o joomulus, percebi que o autor do codigo optou por
fazer o modulo baseado no funcionamento "burro" do script, talves por achar que essa
seria a maneira mais útil para o joomla, sem discutir com ninguem e sem consultar o autor
daquele modulo, resolvi que eu tentaria a abordagem que se baseia no arquivo XML em minha
ideia para esse módulo

ok, agora vamos ao módulo do opencart:

O QUE É?
Uma animação Dinâmica em Flash, em formato de núvem de palavras, listando um número
limitado de CATEGORIAS obtidas dinamicamente através de uma consulta ao banco de dados
com seus respectivos links funcionando.

PRA QUE SERVE?

Pode ser usado como substituição ao menu de categorias do próprio opencart(Nao Recomendo), ou apenas
para embelezar seu tema.

INSTALAÇÃO:
simplesmente faça upload das pastas admin e catalog para dentro da Raíz do seu opencart,
nenhum arquivo será sobrescrito e nenhuma mudança será feita em seu opencart
apenas serão adicionados os seguintes arquivos:

admin
|controler
|module
|-wpcumulus.php
|language
|english
|module
|-wpcumulus.php
|view
|template
|module
|-wpcumulus.tpl
catalog
|controller
|module
|-wpcumulus.php
|language
|english
|module
|-wpcumulus.php
|model
|module
|-wpcumulus.php
|view
|theme
|template
|module
|-wpcumulus.tpl
|-swfobject.js
|-tagcloud.swf
|-wpcumulus.xml

Feito isso, vá no menu Extensões>Modulos, Localize a extensao "WP Cumulus Category" clique em instalar

nao esqueça de atribuir permissão de gravação ao arquivo:
"catalog/view/theme/default/template/wpcumulus.xml"

obs, caso queira usar esse módulo em outro template, tentarei descrever aqui o que mudar
e onde mudar.

configuração:

Image
basta ir em Extensões>Modulos>WP Cumulus Category e ajustar os seguintes parametros:

velocidade padrão=100
numero de tags padrão=10
template-Position padrão=esquerda
habilitado-ou-nao padrão=desabilitado
Ordem Classificatoria padrão=5

no proximo update acredito que ja tenha terminado de inserir esses parametros para

customização atraves da tela do admin:

largura padrão= 150px
altura padrão=150px
título padrão=WP Cumulus Category
tamanho minimo da fonte padrão=10
tamanho maximo da fonte padrão=30
cor texto normal padrão=333333
cor texto quando o mouse passa por cima padrão=009900
cor de fundo padrão=ffffff
se transparente ou não padrão=sim
links abrem na mesma janela ou não padrão=sim

penso tb na ideia de deixar o admin escolher o que ele quer que as tags mostrem, como por
exemplo, nomes de produtos, apenas preços flutuantes, ou mesmo uma combinação de todos os
links da loja, tipo um sitemap...
mas vai depender de meu aprendizado e claro, da opniao de todos os amigos daqui do grupo
seleto ;-P
feito isso basta ser feliz e ver o modulo na sua pagina no local e na ordem que vc
selecionou!!!
Image
Espero que esse modulo seja útil/atraente para alguem e aguardem melhoras nele, espero
poder atualizar esse módulo e trazer outros "ports" do joomla e outros "engines"
existentes, e ainda espero por poder criar meu modulo de algo totalmente novo e útil pra
contribuir com a comunidade que tanto se ajuda nessa imensa internet...
abraços galera, e gostaria de dizer que estou aberto a sugestões e críticas.
se algume teve direito autoral ferido aqui nesse artigo, favor entrar em contato para que
eu possa reparar tal equivoco, obrigado.

ledufe@gmail.com
Link Para Download aqui nesse post(assim que eu descobrir como se anexa algo aqui no forum), ou no portal assim que passarmos da faze BETA
[strike]antes de mais nada, gostaria de dizer que estou aprendendo php entre outras cossitas web recentemente e depois de fazer o download de uns 5 modulos do opencart descobri que o mesmo carece de alguns modulos pra ficar mais atraente do ponto de vista modular da coisa e nao falando de templates e posições apenas, decidi pegar alguns modulos interessantes do joomla pra tentar converter em algo usavel pro nosso opencart, peguei um modulo existente, estudei e entendi a parte do MVC e parte do funcionamento dos modulos(outra parte que carece de documentaçao) entao gente o ponto é, terminei a primeira versao do modulo e gostaria de testar ela, disponibilizando pra pessoas daqui do forum pra testar comigo, queria saber com quem é que eu falo?
outra, pra contribuir com modulos tipo os que aparecem ali na entrada do site, na parte de downloads, pra onde é que eu envio o modulo? quais as restriçoes? como é o esquema? tem algum arquivo de descriçao?
deve conter screenshots?
desculpe se nao encontrei onde tem essas informações, mais achei mais facil perguntar aqui....[/strike] Image

Newbie

Post by ledufe » Wed Jun 23, 2010 11:27 pm

i forgot to mention, there is a new module that works the same way this one, but instead the categories, it shows the product tags,http://www.opencart.com/index.php?route ... d=5&page=2, WP Cumulus Product Tags Module
in the next update i would release also new modules that i'm working with...

Newbie