Post by diogoandrade » Mon Oct 11, 2010 9:31 pm

Não sei se a comunidade já comentou sobre essa solução, mas como não vi nada resolvi compartilhá-la por aqui, tendo em vista ter feito isso ontem em outro fórum não oficial do OC. Por favor qualquer crítica e correção é bem-vinda.

Muitos não sabem mas é possível implantarmos os dados de frete para que o OC informe os valores de forma offline no checkout. Pessoalmente, acho a solução mais viável no momento - uma vez que evita transtornos ao cliente, devido a erros na informação do frete, e deixa a loja mais independente em relação às atualizações de módulos desenvolvidos por terceiros ou às atualizações no site dos Correios.
Assim como ocorre com todo o processo de construção da loja (cadastro de produtos, customização do tema, etc...) a implantação dos valores de frete também exige paciência e um pouco de trabalho, que aumentará de acordo com a diversidade de itens e pesos. Portanto, possuindo a tabela de preços, será interessante cadastrar os dados que a princípio você deverá usar e outros mais, a fim de poupar tempo - caso a sua loja aumente em variedades de produtos e pesos.

Tentarei descrever aqui um passo-a-passo para o cadastro de valores de Sedex, podendo ser feito da mesma maneira com o PAC.
Testado no OC v1.4.9.1

1 - Para quem não tiver, deverá antes de tudo conseguir junto aos Correios as tabelas de preços de Sedex e PAC correspondentes aos pesos e regiões de envio. É importante possuir as tabelas cujos valores estejam de acordo com o seu estado de origem. Por isso não use tabelas retiradas da internet e sim consiga as suas para evitar preços errados e acabar tendo que pagar a difereça ou cobrar a mais do cliente.
Este é um exemplo de parte da tabela do Sedex:

Image

2 - No painel de administrador, você deverá criar "zonas" para capital e interior em "configurações/localização".
Para isso, você pode editar as cidades já existentes identificando-as como capital e criar novas, identificando-as como interior. Faça com todas as 27 (ficando um total de 54 zonas).
Ex.:
Nome: Rio de Janeiro - Capital
Código: RJ-C
País: Brasil
Status: Habilitado
---------------------
Nome: Rio de Janeiro - Interior
Código: RJ-I
País: Brasil
Status: Habilitado

Image

3 - Crie as "Geo-Zonas" em "configurações/localização" de acordo com a tabela dos Correios para cada região de envio, atribuindo a cada uma os estados correspondentes.
Ex.:
Sedex Local:
Nome: Sedex Local
Descrição: Sedex Local
País: Brasil
Zona: Rio de Janeiro - Capital *Neste caso você irá colocar o seu estado de origem, ou seja de onde os produtos serão enviados.
---------------------
Sedex Capital:
Nome: Sedex Capital
Descrição: sedex MG, PR, SC
País: Brasil
Zona: Minas Gerais - Capital
Zona: Parana - Capital
Zona: Santa Catarina - Capital

3 - Em "extensões/envio" ative o módulo "Envio Baseado no Peso".
Na tela de edição do módulo, você deverá inserir as informações de peso e preço da tabela de acordo com as "Geo-zonas" que você criou anteriormente. As informações possuem o seguinte padrão: peso:custo, peso:custo... Exemplo: Supondo que o envio de 1kg custe $14,50, 2kg $18,70 e assim por diante, a configuração será 1:14.50,2:18.70,... Não esqueça de habilitar o status.

Image

No mais você deverá observar as outras configurações, adequando-as às suas necessidades, inabilitando as zonas, geo-zonas e formas de envio "default" do OC. É importante não esquecer de atribuir o peso de cada produto para que o valor apareça no checkout do cliente, ou do contrário ele será informado que não há forma de envio disponível.

É isso.

Att.,

Newbie

Posts

Joined
Thu Nov 12, 2009 12:33 am

Post by rochester » Tue Oct 12, 2010 2:25 am

Nu, que trampo haha

Não é mais fácil fazer por módulo, ou algo assim?

Imagina se o correios faz um ajuste de R$0,01 em cada valor, ia ser um mega trabalho pra editar tudo...

Ah, não esquece de adicionar 1% do seguro da encomenda (em relação ao valor da NF), que até no aplicativo do SEDEX pelos correios não adiciona..

[]'s

--
Rochester Oliveira


Active Member

Posts

Joined
Thu Jul 01, 2010 2:15 am

Post by diogoandrade » Tue Oct 12, 2010 6:13 am

É verdade, dá trabalho! rss
Mas veja a quantidade de módulos para Sedex e PAC que vira e mexe aparecem, a quantidade de gente reportando erros e buscando atualizações... Agora pense na imagem que a loja transmite ao cliente quando ao fechar sua compra ele se depara com um "Nenhuma opção de envio está disponível. Por favor contate-nos!" - fica chato né?
Com certeza essa não é a melhor solução, a melhor seria termos de fato um módulo que pudesse ser rapidamente atualizado, e que não exigisse tanto do tempo e da boa vontade da comunidade - mas teríamos que fechar um bela parceria com os Correios para que os desenvolvedores pudessem estar sempre a frente dos problemas (o que não deve acontecer, convenhamos).
O problema todo na verdade é que a maioria dos usuários do OC são ao mesmo tempo comerciantes e desenvolvedores da sua própria loja, possuem conhecimentos básicos suficientes para a customização da loja e não tem initmidade com o PHP - aí é que entram essas soluções Hercúleas rss
Em relação ao seguro é possível acrescentar no OC também, existe a opção de taxas, sendo que esta não exige nada de mais, basta configurá-la - eis outra vantagem dessa solução!
Mas enfim, vai de cada um decidir qual a melhor forma de administrar, o importante é que temos essa comunidade para compartilhar opções.
Obrigado pelo comentário amigo.

Abraços.

Newbie

Posts

Joined
Thu Nov 12, 2009 12:33 am

Post by rochester » Tue Oct 12, 2010 10:24 am

Mais uma observação, de fato os serviços de consulta de frete online são muito ruins, não estou dizendo que a sua proposta não é boa, ela é, só que tem seu ponto negativo (como quase tudo na vida, hehe).

Vi há pouco tempo atrás um módulo (pago) para a loja da locaweb, que fazia esse processo de cálculo offline de PAC, SEDEX, e se tiver transportadora, e ainda tinha um botão de "atualizar valores", que o sistema ia nos coreios e pegava a tabela atualizada. Achei genial, e com base nessa solução sua, daria pra fazer um módulo bem bacana...

Mas enquanto não me sobram 10h / dia, vamos nessa mesmo hehe

[]'s

--
Rochester Oliveira


Active Member

Posts

Joined
Thu Jul 01, 2010 2:15 am

Post by diogoandrade » Wed Oct 13, 2010 1:22 am

Olá Rochester,

Fui procurar o módulo que você citou, muito legal mesmo!
Encontrei também usuários do Magento e osCommerce que desenvolveram módulos desse tipo e disponibilizaram o script. Talvez a saída seja isso aí pro nosso Opencart.
A única coisa chata que eu percebi é que o pessoal não ajuda no suporte ao desenvolvimento, só ficam pedindo, pedindo... e ainda por cima criticam! Brasileiro é mal acostumado mesmo... rsss
No final das contas comecei a achar que certas coisas não têm que ser de graça.
Abraços.

P.S. Senti certa malícia na sua última frase rss

Newbie

Posts

Joined
Thu Nov 12, 2009 12:33 am

Post by rochester » Wed Oct 13, 2010 8:08 pm

Concordo com vc, esse pessoal é mal acostumado mesmo.

Tinha um amigo meu q dava um curso sobre acessibilidade. Enquanto era grátis, quase não dava turmas, o pessoal falava mal.. Foi só ele cobrar q lotou, e ele é sempre elogiado... coisa doida né?

Esse tipo de solução dá um trabalho ducaramba pra fazer, e ainda correr o risco do pessoal ficar falando mal? sem chance hehe

Acho bem bacana o trabalho da comunidade do opencart brasil, por exemplo, mas a longo prazo isso não dá certo. Nem a comunidade linux vive de vento hehe..

Uma idéia que tive é um "repositório" de módulos com pagamento por mensalidade (tipo o nettuts+), aí o cara não precisa pagar por cada módulo ou cada atualização... E como o desenvolvedor sempre lança coisas novas, vale a pena pro cara manter a assinatura e ter seu opencart bacaninha...

Mas enfim, acho que grátis mesmo, só as respostas no forum (:

[]'s

--
Rochester Oliveira


Active Member

Posts

Joined
Thu Jul 01, 2010 2:15 am

Post by samueldu » Thu Dec 09, 2010 9:50 pm

Olá pessoal.

Trabalho com comércio eletrônico a alguns anos, e posso dizer que usar o webservice dos corrêios (por mais que ele tenha melhorado) é totalmente inviável, por N questões, então a iniciativa desse post é muito válida.

O que eu estava pensando era na possibilidade de se criar um importador para essas informações, afim de poupar tempo.

Estou lidando com o OpenCart a pouco tempo e gostaria de saber se alguem tem alguma luz sobre como podemos fazer isso.

Abraço

Newbie

Posts

Joined
Thu Dec 09, 2010 9:47 pm

Post by samueldu » Thu Jan 06, 2011 12:39 am

Da maneira como esta feito, quando o cara vai no cadastro ele tem que selecionar estado - capital ou interior.

Inviavel.

Newbie

Posts

Joined
Thu Dec 09, 2010 9:47 pm

Post by rochester » Thu Jan 06, 2011 12:45 am

O Correios dá essa informação pra você, e nas tabelas também é "facil" implementar uma forma de saber se é capital ou interior, sem precisar do input do cliente.

--
Rochester Oliveira


Active Member

Posts

Joined
Thu Jul 01, 2010 2:15 am

Post by graciele » Thu Mar 17, 2011 12:23 pm

O idela é usar um módulo mas a opção é válida devida a instabilidade do serviço dos correios.

http://www.mundodasdietas.com


Newbie

Posts

Joined
Thu Mar 17, 2011 12:07 pm

Post by swiest » Tue Nov 15, 2011 3:51 am

rochester wrote:O Correios dá essa informação pra você, e nas tabelas também é "facil" implementar uma forma de saber se é capital ou interior, sem precisar do input do cliente.
Olá amigo, estou tentando implementar o frete na minha loja e estou encontrando dificuldades para quando não quero cobrar o frete, seja por produto ou por cidade.

Gostei muito do seu post, e me surgiu uma dúvida:

Como saber por exemplo qual a cidade que o cliente está?


Se puder me ajudar agradeço,

Obg,

Sandro

Newbie

Posts

Joined
Tue Nov 15, 2011 3:45 am

Post by lordslave » Thu Nov 24, 2011 11:12 am

Uma coisa que ninguém está pensando (eu acho) é em casos onde a loja faz parceria com os correios para oferecer fretes mais baratos aos clientes. Neste caso mesmo que a opção de frete online, é importante que haja uma alternativa manual para esse cadastro. Já trabalhei em lojas alugadas que tinham a opção de trabalhar com a tabela online e tinha um botão que gerava a última tabela atualizada, mas não tinha a opção para este caso que citei. Só cadastrando região por região de cep manualmente mesmo. Talvez um CSV que importasse nos mesmos moldes da tabela promocional dos correios ajudasse neste caso. Quem sabe um dia alguém desenvolve pra gente. Pago ou não, vale muito a pena.

Newbie

Posts

Joined
Tue Oct 18, 2011 4:57 am

Post by marifernandes » Sat Mar 31, 2012 11:53 pm

Olá,

No painel do meu OC (1.5.3.1) não tem existem as zonas (em localização). Sabe como configurar nesta versão?

Estou preocupada, pois, hoje de manhã, a minha loja passou a emitir a mensagem: "Não há configurações de envio...", então não tinha como o frete ser calculado. Imagina perder vendas devido a este erro! Não quero ficar dependente dos Correios.

Se puder me ajudar, agradeço.

Vlw. Abç.

Mari

Newbie

Posts

Joined
Sat Mar 31, 2012 11:46 pm

Post by WMSKYEL » Wed Sep 23, 2015 6:37 am

Prezados Desenvolvedores de Sites Opencart,

Estamos buscando parceiros dentro do Estado de Sao Paulo, para em conjunto com nossa empresa, possamos ofertar uma melhor logistica para todos os clientes, alem dos correios que como sabem estao em Greve novamente. Ou seja, os correios nao dao firmeza para vendas on-line.

Pensando nisso, desenvolvemos uma sistema em php, para implantaçao de Webservice de fretes Azul cargo / Gollog / Tam express e Jadlog, tudo em um manual de facil compreensao que poderemos lhes encaminhar para melhor entendimento.

contato: contato@softlion.com.br / fone: 15-3019-9222 - Esequiel Martins / Lecy Junior

Newbie

Posts

Joined
Wed Sep 23, 2015 6:32 am
Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 86 guests